Caso não encontre a sua questão abaixo, por favor entre em contato connosco.

O que é o BMV Standard?

É um padrão de caracterização de créditos do Programa Brasil Mata Viva, que preconiza a geração de Unidades de Créditos de Sustentabilidade a partir da medição de indicadores ambientais, sociais e económicos em regiões de florestas resultantes da medição de stocks de carbono.

Nasceu da união dos conceitos:
- Preservação das Florestas e Biodiversidade

- Valorização da Cultura.

- Desenvolvimento Sustentável

O que é uma Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS)?

A UCS é uma unidade de monetização gerada a partir da aplicação e verificação do Padrão BMV em comunidades rurais.  Esse processo inclui a avaliação dos recursos naturais existentes em carbono equivalente, bem como a proteção do ecossistema e dos serviços de conservação fornecidos pelos proprietários ou ocupantes das unidades rurais.  caso contrário, exerça pressão sobre os habitats localizados dentro e ao redor de suas unidades rurais.

 Cada UCS possui um certificado gerado a partir da aplicação do padrão BMV.  Essa certificação é realizada por auditoria de terceiros, de universidades a auditoria internacional e entidades públicas de gestão ambiental e social certificadas.

 A rastreabilidade e a transparência são oferecidas a todas as partes interessadas verificadas durante sua presença no site da BMV:
 - Troca de Crédito de Floresta baseada em blockchain
 - Avaliação de inventário ambiental para originação do número de créditos florestais com base em uma análise detalhada do ecossistema
 - Geração de um banco de dados socioeconômico detalhado de todas as regiões aplicadas à metodologia BMV
 - Principal objetivo: manter registro da biomassa. 

Como podem ser usadas as UCS adquiridas neste site?

- como Títulos para lastros em operações de crédito;
- como Títulos para compensação ambiental e social;
- como instrumento para alavancagem de recursos na promoção do desenvolvimento sustentável regional;
- como quotas de participação em sociedades;
- como Créditos de Carbono (emissões voluntárias).

O que é um crédito de floresta?

É a unidade de benefícios certificados originária da atividade de proteção e preservação florestal.  O Crédito de Floresta é um ativo financeiro.

Como o seu preço é formado?

Identifica-se o valor econômico do patrimônio ambiental dos fatores monetizáveis: madeira, recursos hídricos e o custo de oportunidade para substituir a vegetação da área por lavouras tradicionais, na qual é estabelecido o valor de face do título.

O preço atinge os parâmetros pelo valor de uso: compensação de emissão x crédito de carbono, compensações ambientais X multas ou títulos e, portanto, pratica o desconto no valor nominal, o que permite ganhos com o desconto.

Como os créditos de floresta podem ser usados pelas empresas que os compram?
 
São utilizados com o objetivo de provar o investimento em serviços ambientais e o conseqüente cumprimento da responsabilidade social e ambiental em relação à remuneração:
 • carbono
 • Água
 • pegadas ecológicas
 • Compromissos com o desenvolvimento sustentável em conformidade com as Nações Unidas (ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
 • Ativos subjacentes para emissão de títulos verdes  • Obtenção de selos de sustentabilidade para acessar os benefícios de políticas públicas e obtenção de linhas de financiamento diferenciadas

Quais as vantagens de investir em Crédito de Floresta?

Transparência 
Os Certificados de UCS têm número único e QR Codes para assegurar a sua unicidade e autenticidade. São acessíveis, rastreáveis e verificáveis. O investidor pode acessar as informações das unidades rurais e do Núcleo BMV na qual estão inseridas: localização, área total; área de influência e mapas, entre outras.


Sustentabilidade 
O Credito de Floresta é um instrumento que transforma a proteção e preservação ambiental em oportunidade de investimento com retorno de capital investido e rentabilidade atrativa.


Longevidade 
O crédito garante a existência dos indivíduos, bem como das empresas e instituições, assegurando que a sua base de abastecimento (água e matérias-primas) esteja protegida.


Responsabilidade Social 
Transforma a imagem da empresa que passa de vetor de problemas, gerando impactos negativos ao meio ambiente, a protagonista das soluções e inovações ambientais.

Acessibilidade 
Permite que os indivíduos, pessoas, empresas e instituições colaborem de forma transparente e segura, com ações que promovam a melhoria dos índices de sustentabilidade.

Credibilidade 
Garantia a partir da verificação e validação por instituições de certificação de reconhecida credibilidade internacional.

Quais os benefícios para empresas?

- Compensação dos seus impactos ambientais
- Aumento dos seus ativos
- Financiamento da sua politica de sustentabilidade
- Promoção do desenvolvimento regional
- Agregação do valor da sustentabilidade aos seus produtos e à sua marca

Qual a diferença entre o Credito de Floresta e as Criptomoedas?

Características

Coins

Crédito de floresta - UCS

Uso blockchain

Moeda virtual

Ativo com lastro real com registro das operações de transação (Transacionada no mundo real e online)

Tipo de lastro

NÃO FÍSICO (Modelo Matemático)

FÍSICO (Florestas Nativas Preservadas, já performada. É uma Atividade Econômica - CNAE 220-09/06 e lastro em Cédula de Produto Rural - Instrumento financeiro CVM)

Quantitade do lastro

LIMITADO A 21 MILHÕES DE "COINS"

SAFRAS DE 360 MILHÕES, GERADAS, TRANSACIONADAS E CONSUMIDAS ANUALMENTE (a partir de 2018 aumentará o número de hectares de florestas preservadas e, consequentemente o número de FORESTCOINS, porém, também aumentará o seu consumo compulsório)

Custódia

NÃO POSSUI

CUTÓDIA JURÍDICA (EM LONDRES), Cédula  com registro CETIP, registro na Plataforma NXT.

FORMATO DA TRANSAÇÃO

POR MINERAÇÃO (COMPLEXA, SELETIVA E QUE PRIVILEGIA GRANDES DATACENTERS)

DIRETA ENTRE O GERADOR E O COMPRADOR, registrado em protocolo POW

MUDANÇA CLIMÁTICAS

CONSUMO DE ENERGIA DA REDE = 1837.49 MW, PRODUZINDO 7.349.947.957 GH/s

PRESERVAÇÃO de milhares de hectares de Floresta Amazônica; 5.900 Km de rios; 1.749 Espécies de fauna preservadas por hectare; 549 Espécies de flora por hectare; 360 Milhões de Carbono Estocados.

EXPECTATIVA VALORIZAÇÃO

100% ESPECULATIVA

NÃO ESPECULATIVA - Acompanha o aumento de demanda, principalmente o compulsório, criado pelos entes subnacionais, cuja demanda cresce exponencialmente.

RASTREABILIDADE

PRIMA PELO ANONIMATO (Favorece ações ilegais - lavagem de dinheiro, tráfico, sequestros, etc.)

RASTREÁVEL DE PONTA A PONTA (Impede ações ilegais)

RECONHECIMENTO GOVERNO

NÃO POSSUI

REGULAMENTADO POR ENTES SUBNACIONAIS (ESTADOS E MUNICÍPIOS)

UTILIZAÇÃO

NÃO PODE SER CONVERTIDO EM BENS E SERVIÇOS (embora algumas empresas aceitem o pagamento dessa espécie, como em compras na internet)

ATIVO - USADO PARA TODA E QUAQUER FINALIDADE (incluindo compras de bens e serviços; pagamentos; uso como lastro em operações financeiras; etc.)

Notas para a tabela:

2 A partir de 2018, o número de hectares de floresta preservada aumentará, junto com o número de Créditos de Floresta.

Onde são gerados os créditos de floresta?

- Créditos públicos: parques nacionais e estaduais.

- Créditos privados: fazendas elegíveis com florestas nativas, em regiões pré-selecionadas de acordo com os parâmetros de elegibilidade do programa Brasil Mata Viva.

Como os Créditos de Floresta são gerados?

Créditos de Floresta públicos:

PARQUES PÚBLICOS
Estados e municípios têm patrimônio ambiental: parques e unidades de conservação.  Eles realizam uma atividade de conservação da floresta nativa, que hoje não é remunerada por um serviço prestado à sociedade como um todo.

BMV
O inventário do patrimônio ambiental do Estado e Município é realizado através da aplicação da metodologia BMV, que inclui protocolos nacionais e internacionais, certifica os parques e gera os Créditos de Floresta.  Isso abre uma nova possibilidade de receita para a entidade.

As unidades públicas de Crédito de Floresta são geradas anualmente com total rastreabilidade.  As unidades de Crédito de Floresta geradas são 100% pagas ao patrimônio público (estado e município).

As unidades de crédito públicas e privadas são negociadas por meio da Plataforma do Tesouro Verde, remunerando todos os participantes da cadeia.


Créditos de Floresta privados:
 
OS PROPRIETÁRIOS
Os produtores rurais de uma determinada região são organizados em associação com o objetivo de preservar a vegetação nativa.

ASSOCIAÇÕES
A associação de produtores rurais tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, apoio à infraestrutura da região, como: hospitais, escolas, investimentos coletivos que proporcionam emprego e geração de renda.

BMV
Os planos de negócios individuais e coletivos são desenvolvidos por meio da aplicação da metodologia BMV, que inclui protocolos nacionais e internacionais, certifica propriedades e gera Crédito de Floresta.  Isso garante um sistema de remuneração para o produtor e a associação, a fim de cumprir suas responsabilidades socioambientais.

As unidades de Crédito de Floresta são geradas anualmente com total rastreabilidade.  As unidades geradas são divididas igualmente entre as partes:

1/3  Produtores 1/3  Associação 1/3  BMV

As unidades de crédito públicas e privadas são negociadas por meio da Plataforma do Tesouro Verde, remunerando todos os participantes da cadeia.

Qual é o conceito de pegada ecológica/impacto ambiental e como eu posso compensar?

O conceito de pegada ecológica é relativamente recente mas é cada vez mais usado como um indicador de sustentabilidade ambiental.
O conceito de pegada ecológica ou Impacto Ambiental
A expressão “pegada ecológica” foi usada pela primeira vez por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel Pretende-se ser uma medida para calcular o impacto anual dos seres humanos no meio ambiente quando eles vivem de acordo com seu modo de vida habitual;  o impacto é devido aos recursos naturais que eles consomem direta ou indiretamente.
A pegada ecológica ou impacto ambiental tem sido usada como indicador de sustentabilidade ambiental. É uma ferramenta que permite avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite de consumo sustentável, ajudando-nos a perceber se vivemos de forma sustentável. Pode-se  calcular a pegada ecológica ou impacto ambiental de um indivíduo, de uma população, de um país ou até de um produto.
No entanto, existem vários impactos que não são contabilizados no cálculo da pegada ecológica, pelo que o valor obtido é uma estimativa por defeito. Saliente-se ainda a incerteza inerente aos cálculos que, por se basearem em alguns pressupostos e estimativas, podem perder rigor e produzir uma conclusão diferente da realidade. Logo, compreender as limitações deste indicador é muito importante para evitar conclusões precipitadas. Esta informação fornecida pela pegada ecológica ou impacto ambiental deve ser complementada pois a pegada ecológica ou calculo do impacto ambiental, relembramos, não é uma medida exata mas sim uma estimativa.

Para compensar sua pegada ecológica, insira os dados de consumo em nossa calculadora de pegada de carbono. Calculadora

Quais são os benefícios do selo Tesouro Verde?

 Para gestão pública:
 - Eficiência para garantir à sociedade o direito a um ambiente saudável e equilibrado;
 - Ampliação da base de coleta, conciliando desenvolvimento econômico com preservação;
 - Incorporação de ativos ambientais no patrimônio líquido, aumentando a liquidez e a capacidade de investimento;
 - Introdução de novo instrumento para garantia de contratos, licitações e parcerias público-privadas.

 Para empresas:
 - Acesso a programas de incentivo público;
 - Acesso a linhas de financiamento mais atrativas;
 - Acesso a garantias para operações financeiras;
 - Melhorando o desempenho da empresa;
 - Valorização da marca;
 - Valor agregado ao produto;

 Para comunidades rurais:
 - estímulo às práticas de “bom uso da terra”, mantendo um modelo de negócios rentável, combinado à preservação;
 - Produção de uma nova fonte de câmbio para investimentos em projetos regionais de desenvolvimento econômico-social-ambiental;
 - estimulação do associativismo1;
 - Estimulação do desenvolvimento social e cadeias produtivas locais

 Efeitos diretos no meio ambiente:
 - garantia de água;
 - mitigar os impactos das mudanças climáticas;
 - garantia da qualidade do ar;
 - preservação da biodiversidade;
 - garantia de habitat para as espécies;
 - garantia de produção sustentável de alimentos;
 - contenção de erosões;
 - garantia do patrimônio genético.

O que é CRS - Cota de retribuição sócio ambiental?

Sistema de Cota de Retribuição Socioambiental – CRS é o processo da quantificação de usos de recursos naturais e impactos ambientais de determinado período a serem compensados com a equivalência em conservação de vegetação nativa pelas diversas atividades desenvolvidas pela sociedade, seja por meio de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, atividades culturais e de lazer, pelos Títulos e Certificados de conservação de vegetação nativa.

Qual documentação eu preciso para obter o Selo Tesouro Verde?

Primeiro, vá ao website do Tesouro Verde e acesse sua conta. .

Para procedermos a análise, e posteriormente a emissão do Selo, será necessário anexar os seguintes documentos, referente ao consumo da empresa pelo período dos últimos 12 meses:

·       Área ocupada - comprovada via Carnê de IPTU;

·       Número de Pessoas - comprovado via SEFIP;

·       Lixo produzido - comprovado via emissão de documento oficial e/ou de terceira parte, como por exemplo:

           ·       o   Certificado de Destinação Final; ou

           ·       o   Certificado de Coleta, Laudo de empresa de terceira parte informando a quantidade produzida por ano; ou

           ·       o   Declaração da empresa de coleta informando a quantidade anual coletada.

·       Consumo de Etanol - comprovado via Nota Fiscal;

·       Consumo de Gasolina - comprovado via Nota Fiscal;

·       Consumo de Diesel - comprovado via Nota Fiscal;

·       Consumo de GNV - comprovado via Nota Fiscal;

·       Consumo de Lenha - comprovado via Nota Fiscal;

·       Consumo de Jetfuel - comprovado via Nota Fiscal;

·       Consumo de Energia Elétrica - comprovado via Talão de Energia;

·       Consumo de Água - comprovado via Talão de Água;

Caso a empresa não faça uso de um dos itens acima, notifique-o no processo de registro e preencha um formulário de isenção.

Como adquirir benefícios para meu Estado/Município?

No campo de escolha do Município/ Estado e programa oferecidos na plataforma Tesouro Verde.

Como adquirir benefícios de desconto do ICMS – PRODUZIR no Estado de Goiás?

Simples, após sua empresa adquirir o Selo Tesouro Verde, basta apenas acrescentar no processo de auditoria que é realizado do programa PRODUZIR.

Qual a segurança usada no processo?

Nossos créditos e certificados são registrados usando de uma plataforma blockchain(*) para garantir aos nossos clientes e fornecedores total transparência quanto às Unidades de Créditos Sustentáveis (UCS) disponíveis desde a sua gênese, bem como todas as transações entre os clientes e fornecedores.

A BMV utiliza a rede blockchain NXT. Para maiores informações acessem o link abaixo. 

O ativo UCS foi criado na rede NXT com o número 13903850690686819571 com o valor inicial de 362.151.302 UCS.  O ativo UCS pode ser verificado no link abaixo.

 Links:
 • Mais informações sobre a rede blockchain NXT: http://nxt.org
 • Acompanhe qualquer transação relacionada à UCS aqui: https://nxtportal.org/accounts/28585546875792027
 • Verifique o ativo UCS: https://nxtportal.org/assets/13903850690686819571 36 

O que é Blockchain?

(*) A blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. 
Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. 
Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. 
Cada nó - qualquer computador que conectado à essa rede tem a tarefa de validar e repassar transações - obtém uma cópia da blockchain após o ingresso na rede. 
A blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco gênese até o bloco mais recentemente concluído.